+ Três Lagoas

Por Assecom em 08/02/2013

TRÊS LAGOAS: Habitação segue critérios nacionais para seleção de moradias populares

A Portaria n° 610 de 2011, publicada pelo Ministério das Cidades, dispõe das prioridades do processo de seleção do Programa Minha Casa Minha Vida

Ilustração -
A Administração Municipal de Três Lagoas estabelece como critério primordial seguir o processo de seleção do Programa Minha Casa Minha Vida de acordo com a Portaria n° 610, de 26 de dezembro de 2011.

Este trabalho é realizado em conjunto entre o Departamento de Habitação e a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, pois os critérios de seleção devem seguir a seguinte ordem: famílias residentes em área de risco ou insalubres ou que tenham sido desabrigadas; famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar; famílias de que façam parte pessoas com deficiências.

De acordo com o artigo 5, deve-se ser reservado no mínimo, 3% das unidades habitacionais para atendimento aos idosos.

Após a seleção por parte da Administração Municipal a lista com os nomes dos pré-selecionados segue para a Caixa Econômica Federal que, após uma outra análise, passa para a Prefeitura os dados das famílias aptas e não aptas a receberem as moradias.

“A análise da Caixa é importante, pois todos os pré-selecionados devem passar pela minuciosa pesquisa que verifica o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), o cadastro de Participantes do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), o Cadastro Nacional de Mutuários (CADMUT), o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN) e o Sistema de Administração da Carteira Imobiliária (SIACI)”, destacou a diretora do Departamento de Habitação do Município, Sonia Regina Nunes Martins.

NOVO OESTE

A obra de construção de 1.224 moradias populares foi dividida em 153 blocos de prédios com dois pavimentos, contendo cada um oito apartamentos (quatro por andar), beneficiando mais de 5 mil pessoas. São apartamentos com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, divididos em uma área de aproximadamente 42 m² de construção.

Os recursos são do Governo Federal, do Programa Minha Casa Minha Vida, gerenciado pelo Ministério das Cidades, via operações da Caixa Econômica Federal.

O objetivo deste Programa Habitacional, de altíssimo cunho social, é a construção de unidades habitacionais, que serão repassadas aos beneficiários com renda familiar de até três salários mínimos (aproximadamente R$ 1,6 mil).

O pagamento dessas unidades habitacionais será no prazo de 10 anos, seguindo as regras de parcelamento da dívida, que deverá ser quitada em pagamentos mensais que não ultrapassem os 10% do salário mínimo vigente no período.
CANAIS

Artigos
Câmara Municipal
Cidades
De Olho no Emprego
Economia
Entretenimento
Esporte
Internacional
Moda
Mundo Pop
Notícias
Novelas
Polícia
Política
Região
Saúde
Tecnologia
Três Lagoas
COLUNAS
Culinária
Mundo Pop
Esportes
Moda
CONTATO
(67) 3524 2129 / 3524 2868
contato@radiodifusora1250.com.br
LOCALIZAÇÃO
Rua Tiburcia Queiroz Monteiro, 850 - Santos Dumont
Três Lagoas / MS