+ Três Lagoas

Por hojems em 18/04/2013

TRÊS LAGOAS: Teste em água do Rio Paraná na região de Três Lagoas ficará pronto em 30 dias

A coleta faz parte do Programa de Proteção da Fauna e Flora que integra o acompanhamento ambiental na obra de ponte sobre o rio

 Peixes foram coletados por biólogos no Rio Paraná, na área de Três Lagoas e Castilho. Essa mostra retratará a variedade de espécies e a qualidade da água onde está sendo construída a nova ponte na BR-262/MS/SP. O monitoramento é realizado para verificar se há influência no Rio Paraná e sua fauna aquática.

 

Os peixes e outros organismos aquáticos (moluscos, insetos e crustáceos) foram coletados por biólogos do UFPR-ITTI (Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná) e GIA (Grupo Integrado de Aquicultura e Extratos Ambientais). O resultado da análise deve ficar pronto em cerca de 30 dias.

A coleta faz parte do Programa de Proteção da Fauna e Flora que integra o acompanhamento ambiental na obra. De acordo com a bióloga mestre em Ecologia e Conservação Sandra Martins Ramos, a variedade de peixes e das características da água – como pH, transparência e oxigenação – são essenciais para revelar se a obra está causando algum impacto na área de influência do empreendimento.

Esta é a segunda campanha, realizada através de redes instaladas em pontos do rio, em locais próximos às obras de construção da ponte, no Rio Paraná. O material está sendo examinado pelo GIA da UFPR, e o resultado será comparado com amostras anteriores, realizadas em julho de 2012, na qual, 108 peixes foram coletados. Entre as espécies mais comuns, foram identificados: lambaris, traíras e piabas. Nesta segunda campanha, em uma análise preliminar, foi reconhecida a existência de outras espécies, tais como o tucunaré, a piranha e o piau-três-pintas. 

CANAIS





Artigos
Câmara Municipal
Cidades
De Olho no Emprego
Economia
Entretenimento
Esporte
Internacional
Moda
Mundo Pop
Notícias
Novelas
O que determina que primeiro de maio seja o dia do Trabalho em sua opinião?
Polícia
Política
Prefeitura Banner
Região
Saúde
Tecnologia
Três Lagoas
COLUNAS
Culinária
Mundo Pop
Esportes
Moda
CONTATO
(67) 3524 2129 / 3524 2868
contato@radiodifusora1250.com.br
LOCALIZAÇÃO
Rua Tiburcia Queiroz Monteiro, 850 - Santos Dumont
Três Lagoas / MS